Perguntas Frequentes

O que é água potável?

R: A água potável é aquela que possui a qualidade exigida pela Portaria de Consolidação nº 5, de 28 de setembro de 2017, instituída pelo Ministério da Saúde, instrumento federal que determina os padrões de potabilidade para a água tratada. A água potável é destinada para o consumo humano para ingestão, preparo de alimentos e higiene pessoal. A água potável tem a garantia de qualidade através de um rigoroso controle de análises físico-química e bacteriológica.

Quantos litros equivalem a 1 m³ (metro cúbico) de consumo de água?

R: Um metro cúbico equivale a 1.000 (mil) litros de água.

O que é uma certidão negativa de débito?

R: É o documento que atesta a veracidade de inexistência de débitos perante o SAAE.

Não recebi ou minha fatura foi rasurada, como posso efetuar o pagamento da mesma?

R: No site você pode retirar a 2 ª via da sua fatura e com ela efetuar normalmente o pagamento da sua conta de água. Basta apenas ter em mãos o seu ID Eletrônico, encontrado na sua fatura do mês anterior. Você também pode retirar a 2ª via da sua fatura dirigindo-se presencialmente ao escritório do SAAE.

O que é média de consumo de um imóvel?

R: É a soma dos últimos seis (6) meses de consumo, dividida por seis (6). A média de consumo é utilizada para efeito de faturamento, quando da impossibilidade de obtenção de leitura do hidrômetro.

Como faço para solicitar caminhão pipa?

R: Solicite e emissão da guia para pagamento do caminhão pipa junto ao SAAE. O mínimo é de 16.000 litros. De posse do comprovante de pagamento dessa guia e de um caminhão pipa (cuja responsabilidade é do usuário), dirija-se à Estação de Tratamento de Água, onde a água será fornecida. 

O SAAE faz análise laboratorial de qualidade da água para terceiros?

R: Não, o SAAE só realiza a análise da qualidade da água fornecida pela Autarquia, ou seja, apenas para controle de qualidade da água.

Como faço para incluir a minha fatura no débito em conta?

R: O cadastro para débito em conta só é possível para os bancos conveniados, quais sejam: Banco do Brasil, Itaú e Sicoob. No caso de débito em conta do Banco do Brasil, o cadastro/descadastramento deverá ser feito diretamente junto ao SAAE. Já para os débitos em contas nos bancos Itaú e Sicoob o cadastramento/descadastramento deverá ser realizado diretamente com o banco pelos canais de atendimento disponibilizados por esse: presencial nas agências, banco eletrônico (internet banking), caixas eletrônicos, aplicativos, etc. 

Onde posso pagar as contas de água do SAAE?

R: Você pode pagar sua conta de água nos seguintes locais: Lotéricas, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú ou Sicoob.

O que são vazamentos imperceptíveis ou ocultos?

R: A diferenciação entre vazamentos imperceptíveis e ocultos pode ser realizada por meio da tabela abaixo:

Vazamento visívelVazamento oculto
Válvula ou caixa de descarga;Vazamento na estrutura do cavalete – o conserto é de responsabilidade do SAAE. Entre em conosco;
Eletrodomésticos (máquina de lavar, bebedouros, etc.);Vazamento não localizado em que foi necessário realizar a instalação de tubulação nova;
Caixa-d’água: extravasor da caixa-d’água;Vazamento identificado com uso de aparelhos de escuta (Ex.: geofone);
Conexões/tubulações expostas/aparentes;Tubulações/conexões enterradas ou embutidas em alvenaria/concreto;
Vandalismo sem danificação do equipamento (Ex.:torneira aberta);Vandalismo com equipamento danificado, mediante registro de boletim de ocorrência anterior ao Processo de Vazamento (Ex.: torneira/tubulação quebrada que ficou vazando);
Mangueiras de jardim;Outros ocultos e não relacionados.
Casa de máquinas para piscina; 
Torneiras, registros e chuveiros; 
Outros visíveis e não relacionados.

 

Por que o SAAE troca os hidrômetros?

R: O SAAE troca os hidrômetros em duas situações: troca preventiva ou troca corretiva. Nas duas situações, a troca visa garantir a qualidade e eficiência da leitura.

Substituição de hidrômetro – troca preventiva ou troca corretiva:

A troca preventiva do hidrômetro ocorre quando o aparelho chega ao fim de sua vida útil definida pelo fabricante.

A troca corretiva do hidrômetro ocorre quando é constatado um problema no funcionamento do aparelho. Caso o mau funcionamento seja proveniente de dano causado pelo morador, a troca terá custo.

O SAAE fez a leitura errada do meu hidrômetro. O que devo fazer?

R: No momento em que perceber que houve alguma anormalidade na leitura, entre em contato com o SAAE e solicite alteração de fatura por erro de leitura. Um fiscal será direcionado ao endereço cadastrado na solicitação para verificar a situação. Caso a reclamação seja procedente, uma nova fatura será emitida.

O SAAE executa a limpeza de bueiros?

R: Não, O SAAE só efetua a limpeza dos poços de visita (coletores) da rede coletora de esgoto. Os bueiros são parte do sistema de drenagem de águas pluviais (água de chuva) da Prefeitura Municipal.

Por que é importante ter uma caixa d’água em minha casa?

R: O SAAE trabalha para fornecer água de qualidade e atender à crescente demanda da população. Contudo, quando se faz necessária a realização de reparos, fecham-se os registros da rede de distribuição e algumas áreas do entorno do ponto de trabalho tem o seu fornecimento de água interrompido. Deste modo, são necessárias algumas horas até que sejam finalizados os serviços de manutenção e a prestação do serviço de água seja restabelecida. Assim, os usuários que possuem caixas d’água terão um volume armazenado para executar suas atividades cotidianas e poderão nem perceber essa interrupção momentânea do fornecimento, motivo pelo qual é importante ter uma caixa d’água em casa.

Como fazer a limpeza da caixa d’água da minha casa?

R: O SAAE fornece água de qualidade, mas é preciso cuidar da caixa d’água para que ela não fique contaminada. Além de mantê-la sempre fechada para evitar que insetos, folhas ou outros contaminantes entrem em contato com a água, a limpeza da caixa d’água deve ser realizada duas vezes por ano, evitando que resíduos que normalmente se formam no fundo causem doenças como diarreia, hepatite e verminoses. Para fazer a limpeza corretamente, siga os dez passos abaixo:

01º) Feche o registro da água ou então amarre a boia;
02º) Deixe aproximadamente 20 cm de água dentro da caixa;
03º)Tampe a saída da água para que a mesma não desça pelo cano e utilize a água que restou para a lavagem;
04º) Lave bem as paredes e o fundo da caixa com um pano úmido, evite o uso de escova de aço ou vassoura. Nunca use sabão, detergente ou outro produto de limpeza;
05º) Retire a água da lavagem com balde e panos, deixando a caixa limpa. Utilize panos limpos para secar o fundo da caixa d’água;
06º) Com a saída da caixa ainda fechada, deixe entrar uns 15 cm de água, adicionando 2 litros de água sanitária e deixe por duas horas. Com um balde ou uma caneca, molhe as paredes internas com a solução preparada anteriormente;
07º) A cada 40 minutos, verifique se as paredes internas da caixa secaram, caso isso ocorra, faça nova aplicação dessa mistura até completar as duas horas;
08º) Passadas as duas horas, ainda com a boia da caixa amarrada ou registro fechado, esvazie a caixa abrindo a sua saída. Abra todas as torneiras e acione as descargas;
09º) Limpe a tampa da caixa antes de colocá-la no lugar;
10º) Tampe adequadamente a caixa para que não entre pequenos animais, insetos ou sujeiras, assim você evitará a contaminação e transmissão de doenças.