História

O início da distribuição de água em Nepomuceno

Inicialmente, a água utilizada pelos moradores da zona urbana de Nepomuceno era captada em duas nascentes: uma na Serra São João e outra na Vila Esméria.  

Na nascente da Serra São João a captação de água era por gravidade até o reservatório do Alto do Cruzeiro e dali a água era distribuída para a parte alta do Município. A nascente da Vila Esméria, por sua vez, abastecia outras áreas da Cidade e a água dessa fonte era armazenada em um reservatório localizado na atual Rua Zamião Tonelli.

Àquela época, não existia em Nepomuceno qualquer tipo de tratamento de água e poucas residências possuíam água encanada. Para suprir essa demanda, existiam torneiras nas esquinas, onde as mulheres nepomucenenses, após enfrentar grandes filas, enchiam latas de água e retornavam para casa com suas latas cheias equilibradas na cabeça.
Em meados de 1969, a Fundação Nacional de Saúde, com verbas do Ministério da Saúde, iniciou a construção da Estação de Tratamento de Água de Nepomuceno – ETA, sendo esta inaugurada em 1973 e utilizada até hoje.

Na Estação de Tratamento de Água de Nepomuceno – ETA a captação de água é feita por meio de uma adutora de captação de água bruta que capta a água do Córrego Sapé por gravidade e essa percorre uma distância de 500 metros até a ETA, onde a a água é floculada, decantada, filtrada, desinfectada e bombeada para o reservatório instalado na antiga propriedade do Sr. Dorval Rodrigues.

Além da ETA, existiam mais duas estações compactas, uma situada no Alto do Cruzeiro e a outra na COHAB. Também existiam mais duas captações em poços artesianos: uma na Vila Esméria e outra na região do Bairro Vista Verde, na propriedade do Sr. Zamião Tonelli.

Nessa época, existia somente uma adutora de água tratada, que transportava a água até o reservatório na propriedade do Sr. Dorval Rodrigues.

Com o passar do tempo e crescimento do Município, passou a ser exigida uma melhor adequação e ampliação do sistema de abastecimento de água. Assim, foi construída outra casa de máquinas e uma nova adutora de ferro fundido (200 mm). A Estação de Tratamento de Água – ETA foi ampliada com a construção de floculadores, dois decantadores retangulares, dois filtros, um tanque de contato e um laboratório de química.
Além disso, ao passo que a Estação de Tratamento de Água foi aprimorada, as estações compactas foram sendo desativadas.

O mesmo não ocorreu com os reservatórios da Vila Esméria e do Alto do Cruzeiro, que continuavam a ser utilizados. A água era tratada na ETA e bombeada até eles, de onde era distribuída para os bairros de Nepomuceno.

Até então, não existiam hidrômetros na Cidade. A cobrança da tarifa era feita utilizando-se o tamanho estimado do imóvel, o que ocasionava um consumo descontrolado e à ausência de um sistema tarifário mais justo e que propiciasse a melhoria e ampliação do sistema de abastecimento de água e saneamento básico municipal.

Nesse período, antes da criação do SAAE, a distribuição de água e a coleta do esgoto sanitário eram de inteira responsabilidade do Demae – Departamento Municipal de Água e Esgoto, que era dividido em três seções distintas: Seção de Abastecimento; Seção de Manutenção e Seção de Tratamento.

A criação do SAAE

Em 1997, com a Lei nº 13 de 14 de março de 1997, foi criado o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Nepomuceno – SAAE Nepomuceno e a responsabilidade pelo abastecimento de água e saneamento básico do Município deixou de ser da Prefeitura Municipal e do DMAE e passou a ser do SAAE. 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Nepomuceno – SAAE é autarquia municipal com personalidade jurídica própria e autonomia econômico, financeira e administrativa responsável por todo o sistema público de abastecimento de água e esgoto sanitário de Nepomuceno.

O SAAE entrou em atividade em 05 de janeiro de 1998 e, com a sua criação, passaram a ser instalados hidrômetros por toda Cidade para que a medição e cobrança de água passasse a ser hidrometrada, melhorando o atendimento à população.  Hidrômetros instalados em Nepomuceno de 1997 a 2003:

AnoHidrômetros ExistentesHidrômetros InstaladosTotal
1997000
1998017851785
1999178518063591
200035912783869
2001386917735642
200256421895831
200358315076338