Consuma Consciente

NO BANHEIRO

1. TOME BANHOS RÁPIDOS!

A vazão de um chuveiro pode variar de 6 a 25 litros por minuto, dependendo do modelo e da pressão da água.

CONSUMO: um banho de ducha de 15 minutos com o registro meio aberto gasta 135 litros de água(casa) ou 243litros(apartamento), ou, no caso do chuveiro elétrico, 45 litros(casa) e 144 litros(apartamento).

ECONOMIA: quem fecha o registro enquanto ensaboa e diminui o tempo do banho para cinco minutos consome 45 litros de água(casa) ou 81 litros de água(apartamento) ou 15 litros(casa) e 48litros(apartamento) para chuveiros elétricos.

2. FECHE A TORNEIRA AO ESCOVAR OS DENTES e FAZER A BARBA!

CONSUMO: Calcula-se que os modelos sem controle tenham vazão de 9litros por minuto, somando 12 litros por dia para quem usa quatro vezes ao dia por 20 segundos. Escovar os dentes com a torneira meio aberta por cinco minutos consome 12 litros (casa) ou 80 litros (apartamento).

ECONOMIA: Escovar os dentes e fazer a barba com a torneira fechada reduz o desperdício. Além disso, quem coloca um tampão na pia na hora de fazer a barba gasta apenas 2 litros e instalar redutores de vazão pode reduzi-la para 6 litros por minuto, fazendo o consumo cair para 8litros por dia.

3. MANTENHA A DESCARGA REGULADA E NÃO USE A PRIVADA COMO LIXEIRA!

CONSUMO: Bacias antigas gastam 9 litros por acionamento, mas podem consumir mais de 10 se a válvula estiver desregulada.

ECONOMIA: O vaso pode ser limpo com apenas 6 litros se a bacia for trocada e a válvula regulada ou substituída. Para gastar menos água, pressione a válvula com menos força, mantenha a válvula da descarga sempre regulada e conserte os vazamentos assim que notados. Além disso, não use nunca utilize a privada como lixeira ou cinzeiro.

  • Alternativas ecológicas: Desde 2001 há à venda no mercado vasos sanitários que gastam apenas 6 litros por descarga, e vasos sanitários com caixas acopladas que gastam entre 3 e 6 litros por descarga, dependendo da finalidade de sua utilização. Sempre que possível, deve-se substituir os vasos sanitários antigos pelos atuais, muito mais econômicos. O valor gasto na substituição é compensado pela redução do consumo e, consequentemente, da conta de água. 

4. COLOQUE MENOS ÁGUA NA BANHEIRA!

CONSUMO: Modelos residenciais de banheiras têm, em média, 150 a 200 litros. Usá-la cheia sem trocar a água equivale, em média, a um banho de quinze a vinte minutos de chuveiro.

ECONOMIA: Encher a banheira até a metade ou menos e não trocar a água durante o banho ajuda a economizar.

NA COZINHA

1. FECHE A TORNEIRA ENQUANTO ENSABOA A LOUÇA!

CONSUMO: Lavar a louça com a torneira da pia meio aberta durante 15 minutos gasta 117 litros (casa) ou 243 litros (apartamento).

ECONOMIA: Antes de lavar os pratos e panelas, retire os restos de comida e jogue-os no lixo. Primeiro ensaboe toda a louça com pouco detergente. Depois enxágue tudo de uma vez. Economia dupla: água e detergente. Ao lavar a louça sem desperdício o consumo pode chegar a 20 litros de água. Ou seja, redução de 97 litros de água.

2. DIMINUA O USO DA TORNEIRA PARA HIGIENIZAR E DESCONGELAR ALIMENTOS!

ECONOMIA: Para lavar verduras, frutas e legumes use uma escova para remover a sujeira pesada, se houver, e, em seguida, coloque os alimentos de molho durante 15 minutos numa vasilha com água e cloro, ou água sanitária de uso geral, na proporção de uma colher de sopa desses produtos para um litro de água. Depois, passe-os em água corrente para terminar de limpá-los. Dessa forma, o consumo diminui para cerca de 20 litros. A torneira deverá ser mantida fechada quando se estiver desfolhando verduras e hortaliças, descascando legumes e frutas, cortando carnes, aves, peixes etc., limpando os utensílios como panelões ou bandejas.

  • Outra dica é: para descongelar carne e outros tipos de alimentos, não use a torneira. O ideal é deixá-los no desgelo dentro da geladeira.

3. DEIXA A MÁQUINA DE LAVAR LOUÇAS ENCHER!

CONSUMO: Uma lavadora de louças com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta 40 litros de água.

ECONOMIA: Se tiver máquina de lavar pratos, só a ligue quando estiver com toda a sua capacidade preenchida, assim, você diminui a frequência de uso, com menor desperdício de água e energia.

NA ÁREA DE SERVIÇO

1. SÓ USE A MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS COM CARGA TOTAL!

CONSUMO: Uma lavadora com capacidade para 5 kg gasta 135 litros de água (casa e apartamento). Use-a sempre quando estiver com carga total. Além disso, se você reutilizar a água para levar o quintal, economizará água e dinheiro.

2. DEIXE AS ROUPAS DE MOLHO ANTES DE LAVAR!

CONSUMO: Uma lavagem com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros.

ECONOMIA: Deixe as roupas de molho antes de lavá-las e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Só abra a torneira na hora de enxaguá-las. Tome cuidado com o excesso de sabão, para evitar enxágues desnecessários. Outra dica é juntar bastante roupa suja antes de ou usar o tanque. Não lave uma peça por vez.

NA PISCINA

1. CUBRA SUA PISCINA!

CONSUMO: Se você tem uma piscina de tamanho médio exposto ao sol e à ação do vento, você perde aproximadamente 3.785 litros de água por mês por evaporação.

ECONOMIA: Com uma cobertura (encerado, material plástico), a perda   é reduzida em 90%.

NO JARDIM, CARRO E CALÇADA

1. USE O REGADOR DE PLANTAS!

CONSUMO: Ao molhar as plantas durante 10 minutos o consumo de água pode chegar a 186 litros.

ECONOMIA: Para economizar, a rega durante o verão deve ser feita de manhãzinha ou à noite, das 6h às 8h ou após as 19h, o que reduz a    perda por evaporação. No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não,    pela manhã. Mangueira com esguicho-revólver também ajuda. Assim, pode-se chegar a uma economia de 96 litros por dia.

2. SUBSTITUA A MANGUEIRA AO LAVAR O CARRO!

CONSUMO: Utilizar uma mangueira pode gastar até 560 litros de água em 30 minutos.

ECONOMIA: Não lave o carro durante a estiagem (época do ano em que chove menos). Na época das chuvas, se necessário, use um balde e um pano para lavar o carro ao invés de uma mangueira. Com o balde, gasta-se 40 litros na limpeza do carro.

3. PARA A CALÇADA: VASSOURA E BALDE!

CONSUMO: São necessários 279 para molhar a calçada por 15 minutos.

ECONOMIA: Não utilize a mangueira do jardim para varrer folhas e outros tipos de sujeiras das calçadas. O correto é usar vassouras e baldes, economizando tempo e água.

Você também pode gostar destes: